quinta-feira, 7 de agosto de 2025

FESTA DO FAZ DE CONTA | Curiosidades do episódio de 2001

 Personagens de contos de fadas, bagunça da Cuca e até um circo no meio do sítio. Hoje vamos relembrar a ‘Festa do Faz de Conta’, um episódio inspirado em ‘Reinações de Narizinho’, que trouxe Cinderela, Branca de Neve, Aladim e muitos outros para viver momentos inesquecíveis ao lado da turma. Vem comigo que essa história é cheia de curiosidades e participações especiais que você vai adorar relembrar! Mas antes…



O episódio “Festa do Faz de Conta” foi inspirado nos capítulos “Cara de Coruja” , “O Irmão do Pinóquio” e “Circo dos Escavalinhos”, do clássico "Reinações de Narizinho", de Monteiro Lobato. Na história, a turma do Sítio decide organizar uma grande festa para receber os personagens dos contos de fadas e até os vilões resolvem dar as caras! A Cuca, por exemplo, causa uma baita confusão ao transformar Dona Benta e o Coronel Teodorico em crianças.

Na segunda parte da trama, Dona Benta recebe um livro sobre o Pinóquio e, ao ler a história para os netos, desperta a imaginação da Emília, que tem uma nova ideia: criar um irmão do Pinóquio ali mesmo no sítio! E pra completar a agitação, Emília ainda propõe montar um circo para animar a turma e a ideia é recebida com muita empolgação por todos.

O episódio “Festa do Faz de Conta” estreou no dia 19 de novembro de 2001 e  foi a sexta história da temporada.  O sucesso do seriado refletiu não só na audiência das manhãs da Globo, mas também no interesse de grandes nomes da televisão em participar do Sítio do Picapau Amarelo. Uma matéria publicada no jornal Extra em 20 de novembro de 2001 destacou esse fenômeno: todo mundo queria ir ao Sítio!

Taís Fersoza, que na época estava prestes a entrar em O Clone, viveu momentos de puro encantamento ao interpretar a Cinderela no episódio Festa do Faz de Conta. Com apenas 17 anos, ela contou que participar de uma obra inspirada em Monteiro Lobato foi como entrar num verdadeiro conto de fadas. Apesar de ter aparecido em apenas três episódios, foi reconhecida pelo público infantil. “Outro dia, fui ao médico e encontrei crianças que me chamaram de Cinderela. Foi maravilhoso”, relembrou, emocionada.

Taís também revelou que ficou apaixonada pelas crianças do elenco e chegou a fazer amizade com Isabelle Drummond. Nos bastidores, o clima era de pura diversão: “Brincávamos de adedonha nos intervalos”, contou a atriz, reforçando o quanto a experiência foi leve, divertida e marcante.

Regiane Alves, que estava prestes a estrear na novela Desejos de Mulher, também se sentiu muito honrada por interpretar a Branca de Neve. Aos 23 anos, ela revelou que o Sítio do Picapau Amarelo fez parte da sua infância e que assistia ao programa todos os dias, antes mesmo de ir para a natação. Para ela, a nova versão conseguiu manter a essência da original, mesmo com uma linguagem mais moderna. “É um trabalho primoroso que estava fazendo falta, tanto para as crianças quanto para os adultos”, destacou, feliz por ter feito parte desse universo tão especial.




Márcio Kieling, que deu vida ao Aladim, também compartilhou sua emoção. Com 23 anos na época, ele disse que participar do Sítio foi como fazer uma viagem no tempo. “Quando eu era criança, ficava imaginando como seria o mundo da fantasia. Foi muito prazeroso estar lá. Mesmo grandinho, continuo assistindo ao Sítio. Adoro!”

E fechando com chave de ouro, Ary Fontoura, que interpretou o Coronel Teodorico, amigo da Dona Benta, destacou o poder transformador da obra. Para ele, o Sítio ajuda as pessoas a acreditarem nos próprios sonhos. “Nunca entendi por que o programa saiu do ar. A obra de Monteiro Lobato é inesgotável. Ela traz uma mensagem que faz as pessoas acreditarem que sonhar é bom. A TV é um veículo muito importante e, por isso, não pode perder tempo com coisas estúpidas como vem acontecendo. O Sítio colabora para que as pessoas sejam melhores.

Mas você reparou em dois rostinhos bem conhecidos nesse episódio? Pois é! A atriz que interpreta a Chapeuzinho Vermelho é Natália Limaverde, que anos depois voltaria ao Sítio do Picapau Amarelo para viver a personagem Tetéia na versão de 2005. Já o ator Bernardo Castro Alves, que aparece aqui como o Coronel Teodorico criança, também retornou à série em 2003, no episódio “Os Bandeirantes”.



O episódio também contou com a participação de Bussunda, que interpretou o Gênio da Lâmpada. A presença de humoristas, atores de novelas e nomes já consagrados mostrava a força do projeto, que unia gerações em torno da obra de Monteiro Lobato.


Outra referência ao folclore brasileiro aparece no núcleo do Saci. Após aprontar com Quindim e Pedrinho, ele recebe um castigo de Tio Barnabé, inspirado no conto “Boneca de Piche” — uma fábula do folclore nacional que conta a história de um macaco preso por uma armadilha em forma de boneca feita de piche.


No Circo dos Escavalinhos, a turma do Sítio recebe diversos convidados especiais, incluindo os personagens do Reino das Águas Claras. Mas você sabia que, no texto original, o Príncipe Escamado não participa da história? Isso porque ele havia desaparecido após sua última visita ao Sítio de Dona Benta — e Narizinho chega a suspeitar que ele tenha sido devorado pelo Gato Félix!





ELENCO CONVIDADO:

Bernardo Castro Alves - Coronel Teodorico criança

Bussunda - Gênio

Carlos Nunes - Lobo Mal

Regiane Alves - Branca de Neve

Tassia Casse - Dona Benta criança

Marcio Kieling - Aladim

Janser Barreto - Pequeno Polegar

Josie Antello - Dona Carochinha

Marcelo Faria - Ali Babá



Eduardo Almeida / Eduardo Canuto/ Geraldo Lopes / Gilberto Miranda / Gilza Melo / Guta Gonçalves / Juliana Pontes


Maria Mariana - Arainha

Mariana Trigo - Arainha

Rafael Novaes - Principe Escamado

Sarah Maciel - Arainha

Thiago Mendonça - Bagre Mordomo

Ana Paula Botelho - Dona Aranha

Beatriz Browne - Miss Sardini