quarta-feira, 6 de maio de 2020

Sitio do Picapau Amarelo 1977

Falar da primeira versão do Sitio do Picapau Amarelo da Rede Globo é mexer com a nostalgia de milhares de pessoas que tiveram o tempo mágico que o Sitio esteve no ar. Vem comigo e descubra curiosidades sobre essa temporada maravilhosa que tanto agrada aos fãs. 

 Texto: Luis Henrique



Quem deu a ideia de adaptar o Sítio mais uma vez para a TV foi Geraldo Casé, grande diretor. Muitos não sabem, mas o a atração foi pensando primeiramente como uma novela para crianças (ninguém imaginou que fosse durar tanto), mas que tivesse entretenimento, a cultura brasileira e material didático. Com um orçamento de mais ou menos 8 milhões de cruzeiros (ainda se dizia cruzeiros na época),  sendo uma parceria com a TVE e com tecnologias avançadas para a época, assim nasceu o Sitio do Picapau Amarelo da Rede Globo. 

A ideia era ir mais longe que apenas fazer uma adaptação, e foi isso que Casé fez, alias não foi uma tarefa fácil recriar todo um ambiente do mundo fantástico de Monteiro Lobato. Por exemplo, a casa localizada na ilha de Guaratiba, na Estrada Burle Marx (que ainda existe!) foi pensada nos mínimos detalhes. 




O Sitio de 1977 se divide em duas fases, a primeira era a novela e a segunda quando virou um seriado de episódios. O que muitos nem imaginam é que o Sítio não estava indo com tanto sucesso assim, na verdade teve baixa audiência. O motivo era um núcleo da historia que era mais sem pé e sem cabeça. O autor desse núcleo foi afastado e ai sim vem o sucesso com o Sitio passando de novela a formato de episódios. 

O primeiro episódio da segunda fase marca a chegada da Cuca no elenco fixo, interpretada por Dorinha Duval, que já havia trabalhado no Sítio mas como empregada do Coronel Teodorico, a Luzia. Quando o Geraldo Casé me perguntou se aceitava fazer a Cuca, um personagem de uma tremenda mascara e que a Dorinha Durval não seria reconhecida, concordei imediatamente. Sempre quis viver uma feiticeira. Disse Dorinha para uma entrevista na época.



Os bonecos

A principio os bonecos foram encomendados dos Estados Unidos, quer dizer, a importação do material para a confecção dos bonecos, foram eles o Quindim (o qual precisava de dois homens para no seu interior para fazer os movimentos), o Rabicó, o Doutor Caramujo, Major Agarra e Não Larga Mais, dentre outros. O que muitos não sabiam é os bonecos seguintes passaram a serem produzidos pelos próprios brasileiros: Rui de Oliveira, foi quem criou os bonecos e Eloy Machado que foi quem fez a execução, e que confeccionou os bonecos da Cuca Legal, O João Faz de Conta,o Gato Fuzuê e o Jabuti.

Os bonecos se tornaram um complemento legal para a trama, permanecendo viva na memória afetiva de muitos, dando aquele ar de colorido e de magia. Um ano depois, Rabicó deixava de ser um boneco e passava a ser gente (graças a um faz de conta da Emilia), já Quindim não deu as caras por um bom tempo no Sítio, mas isso é assunto para outro post.



Locações 

A casa alugada para a trama se localiza na Ilha de Guaratiba, estrada Burle Max. Foram construidos, currais, jardim, galinheiro, enfim, todos esses complementos para deixar o Sitio o mais próximo dos livros. Era na casa (tão famosa) que algumas internas eram gravadas, tais como a sala, a cozinha (que pasmem, ainda tem os pisos da epoca!), e claro a externas no lado de fora da casa também. Uma curiosidade, é que a Zilka, que interpretava a Dona Benta não gostava de sitio, e ela e a Vaca Mocha eram muito apegadas.

Ao lado do terreno da casa foi construido a cidade cenográfica,o Arraial dos Tucanos (mais tarde o mesmo aconteceria com o Sitio dos anos 2000), onde ficava a venda do Seu Elias, a Farmácia, dentre outros. 

As cenas ambientadas na floresta eram filmadas na Floresta da Tijuca, Pedra de Guaratiba, e Barra de Guaratiba. Já as cenas gravadas na praia, eram gravadas na Praia de Grumari.
As outras cenas eram gravadas no estúdio Cinédia. 



Episodios

Bom, os episódios começaram com o Piloto chamado O Picapau Amarelo, mas como o formato novela não deu certo, o programa passou a ter o formato de episódios e os que foram exibidos são: A Cuca Vai Pegar, João Faz de Conta, O Anjinho da Asa Quebrada, Peninha, o Menino Invisível e O Pássaro Roca. 

  
Espero que tenham gostado, esse foi um apanhado da temporada de 1977 do Sitio do Picapau Amarelo, tão querida entre os fãs. Fiz questão de fazer uma pesquisa para falar especialmente dessa temporada, e quem sabe não falar também de 1978? Fiquem atentos.



Um comentário: