terça-feira, 7 de abril de 2020

Tudo sobre o personagem Conselheiro

O personagem Conselheiro, conhecido também como Burro falante teve sua origem ainda no livro Reinações de Narizinho. A primeira aparição do personagem é na historia Pena de Papagaio,  se passa em uma fábula. 

Texto: Luis Henrique



O leão reúne todos os bichos para resolver a peste que rondava o reino. O leão consultou o macaco barbas brancas (no livro descrito como sabido que por si só) que revelou que a peste é castigo dos céus, e que o remédio seria a o sacrifício de um deles. O macaco sugere que o sacrificado seja o mais carregado de crimes. O leão se lembrou - se do quão cruel havia sido nesses tempo e para se fazer de bonzinho se dispõe para ser o sacrificado, mas claro, ele sabia que nenhum animal teria coragem de concordar com ele. A Raposa viu uma oportunidade de bajular o rei e disse ser bobagem, chegando a comparar o Leão com o santo (santa bajulação!), ai em seguida se levanta o tigre e a raposa faz o mesmo discurso, e a cena se repetiu com todos presentes, e todos viraram santos. 

Até que chegou a vez do Burro e ele declarou que não merecia ser sacrificado, pois nada havia feito na vida além de espantar moscas com o rabo. Nem coices ele revela dar, por causa de uma inchação nos pés muito dolorosa. Eis que a raposa diz que o Burro é o grande criminoso (oi?) . Bom, fato é que logo depois Peninha (o menino invisível) cria um plano para salvar o Burro e fugiram montanha abaixo.



Alias logo depois, o Burro foi bastante útil salvando a vida das crianças no segmento do livro, e as crianças acabaram levando o Burro Falante junto deles.

Terminada a aventura no país das Fabulas, o Burro Falante ganha um capitulo com o seu nome, com direito a detalhes de como eles se acomodou no Sítio. Assim que voltaram de viagem e Dona Benta e Tia Nastacia foram recebe-los, Dona Benta estranho e quis saber de quem era o animal, e Pedrinho já responde É NOSSO, contando que haviam salvado ele das garras do tigre. Narizinho logo a conta que se trata de um Burro falante, mas quem não gostou muito da historia foi Tia Nastacia que abriu a boca a ponto de caber uma laranja.


Mas a situação não durou, logo mais Nastacia foi perdendo o medo e já haviam virado grandes amigos. Além de o alimentar, ela  batia longas prosas junto dele. 

Até aqui nós conseguimos entender de onde o Burro veio correto? Mas e sua origem? é isso que nós vamos te contar agora, e garanto que é bastante curioso.

No livro A Chave do Tamanho, é revelado que o Conselheiro havia nascido na fazenda do Coronel Teodorico e pertencido ao mesmo e ainda revelando que havia lhe montado varias vezes.

As adaptações para TV: 
Nos anos 70 o Burro Falante era interpretado por um Burro de verdade (diferente dos demais personagens tais como Quindin e Rabico que eram bonecos), e era dublado pelo global José Mayer.  Já em 2001, com o retorno do seriado, o personagem voltou só que dessa vez sendo um boneco controlado por um controle remoto. Em 2006 o personagem passou a ser um boneco passou a andar de quatro patas, e continuou sendo dublado pelo Zé Clayton. Já em 2007 ele voltou a ser um Burro de verdade.


Bom, eu espero que tenham gostado dessa minha resenha, foi feita com muito carinho e pesquisa. Agradecimentos ao João Pedro (por informações e pelo desenho). 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário