domingo, 17 de novembro de 2024

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO 2004 | UM ANO DE TRANSFORMAÇÕES

O ano de 2004 trouxe uma série de novidades. Pela primeira vez desde a estreia do programa, a dupla Pedrinho e Narizinho foi substituída. Além disso, uma superprodução foi preparada para a temporada, e as histórias, que continuaram a explorar tramas fora do universo Lobatiano, seguiram esse novo padrão à risca.


Enquanto cresciam, Lara e César começaram a perder o fôlego de participar de um programa infantil. Como já era tradição desde os anos 1970, chegou a hora de uma mudança geral no *Sítio do Picapau Amarelo*. Mas uma transformação tão radical? Essa era a primeira vez.  

A nova temporada teve direção geral de Cininha de Paula, Paulo Ghelli e Luiz Antônio Pilar. 

Uma das mudanças mais marcantes foi a substituição dos atores que interpretavam Pedrinho e Narizinho. João Vitor Silva e Caroline Molinari foram escolhidos entre 2.000 crianças para os papeis. A última aparição de César e Lara como os personagens ocorreu em um evento em homenagem ao aniversário de São Paulo, no início de 2004.  Durante os testes, a diretora Cininha de Paula interrompeu as audições ao ver João Vitor e impressionada com o talento do menino anunciou que ele seria o novo Pedrinho. 

Já Caroline Molinari tinha um histórico com o programa: em 2002, participou do especial de Natal como uma menina de rua. Cininha a conheceu em um curso de formação de atores em São Paulo e a convidou para os testes.  

“Observamos e testamos quase 200 crianças e no fim do teste, só podiamos mesmo escolher eles dois” - disse Cininha para o jornal canal Extra.

Em 2003, o programa era gravado no Camorim, em um espaço alugado pela Globo. A escolha se deu porque o local usado nas temporadas de 2001 e 2002 era distante, causando atrasos nas gravações. Porém, em 2004, o *Sítio* foi transferido para o Projac, onde um cenário totalmente novo foi construído do zero. O espaço incluiu uma cidade cenográfica ao lado da casa principal, remetendo ao modelo usado nos anos 1970Curiosamente, o local antes era uma vila que servia de cenário para o personagem de Tony Ramos na novela *As Filhas da Mãe* (2001).        Dentro da casa, apenas a cozinha estava totalmente montada e utilizada para gravações; o restante das cenas era feito em estúdio. Giana Lanes, cenógrafa da temporada, revelou que o cenário do Arraial dos Tucanos foi constantemente reformado e adaptado, com novos detalhes sendo adicionados ao longo do tempo.   
O autor da temporada foi Mário Teixeira, que pelo segundo ano consecutivo foi aprovado pela família de Monteiro Lobato para escrever as histórias do *Sítio*. Em entrevistas para o jornal “Canal Extra” na época, ele destacou sua alegria ao assumir o projeto, já que Monteiro Lobato foi sua porta de entrada para o hábito da leitura.

Teixeira chegou a afirmar que sentia a presença de Lobato enquanto se inspirava para criar novas tramas.  O autor ainda contava com a ajuda de Duca Rachid, Julio Fischer e Alessandro Marson para o desenvolvimento do roteiro.




Outra novidade no elenco foi a substituição de Danielle Valente por Lilian Cordeiro no papel de Iara, já que Danielle deixou o programa para se dedicar ao *Zorra Total*. Além disso, novos personagens foram introduzidos, como Dona Joaninha, dona de uma pensão, sua sobrinha Cecéu, e o delegado Perilúcio, que também integraram a temporada de 2005.   
A nova temporada iniciou as gravações em Janeiro de 2004 e contou com uma superprodução. O primeiro episódio, “A Menina da Selva” foi gravado na Amazônia.
Durante 17 dias a equipe enfrentou desafios como clima hostil, presença de animais e a ausência de celulares, mas acabaram tão envolvidos que relutaram em deixar o local. A história, protagonizada por Bruna Marquezine, estreou em 12 de abril de 2004.  




Outra viagem marcante foi para Portugal, onde foram gravadas cenas de *A Dama dos Pés de Cabra* em Lisboa e Sintra. O episódio é baseado em um conto portugês do autor Alexandre Herculano e conta a história de uma princesa que é amaldiçoada por uma bruxa e é condenada a viver com pés de cabra.   

O seriado já era exibido em dois horários no país desde 2002 e no ano anterior havia inspirado até mesmo uma peça musical.  A presença do elenco causou grande tumulto com jornalistas e fãs fazendo fila para conversarem com eles. A produção e o elenco ficaram 13
dias realizando as gravações.

João Vitor ficou impressionado com as locações usadas para a gravação da historinha: “Os castelos eram muito legais. Principalmente porque no Brasil não tem”. - disse ele.  Uma curiosidade é que esse é o episódio favorito de Caroline Molinari. A revista oficial começou a ser veiculada no país nesse mesmo período. 
Uma viagem para gravar um episódio no Equador chegou a ser planejada, mas foi cancelada por falta de verba. A viagem ao país se daria pelo fato de que no segundo semestre o Sítio estreou no Equador com o título de “Pirlimpimpim”

Já o episódio “D.A.N.C.E", contou com participações especiais de Wanessa Camargo e Supla como um casal. Para seu personagem, Supla se inspirou em Jim Carrey e Elvis Presley, já Wanessa não escondeu a alegria de realizar o trabalho e contou que sonhava em ter uma carreira de atriz paralela à de cantora.  Nas gravações a cantora ficava em um trailer separado dos demais e o no último episódio realizou um dueto de uma de suas músicas com a atriz Dhu Moraes, intérprete de Tia Nastácia. 



Entre as histórias, destaca-se “O Pequeno Samurai” durante o qual João Vitor Silva teve aulas de kenjutsu. Outro episódio da temporada foi "Aladim" protagonizado por Bruno Mazzeo

A partir de novembro daquele ano o Sítio passou a reprisar as histórias enquanto o elenco gravava o último episódio dessa temporada. Nessa época também o jornal “Canal Extra” revelou que existiam planos de gravar um longa metragem com o ele, mas que naquela altura ainda não tinha roteiro definido. O jornal também comentou que possivelmente a história que veríamos nas telonas do cinema seria “O Reino das Águas Claras” ou uma história que contasse a origem de cada personagem. Infelizmente a ideia acabou sendo descartada e o filme não aconteceu. 

O último episódio da temporada, "Dom Quixote", marcou a despedida de Cândido Damm como o Visconde, que passou o papel para Aramis Trindade e assumiu o papel de Dom Quixote. Quando recebeu o convite para ser o sábio sabugo Aramis não acreditou.

“Visconde é tudo de bom. É um boneco inteligente, mas ao mesmo tempo ingênuo. Esse personagem é um presente” - disse ele em entrevista na época.

Ao ser questionado em como interpretaria o personagem, Aramis revelou que adorava as criações de André Valli e Cândido Damm e por isso colocaria um pouco de cada em sua atuação. 




No final do ano, um especial de Natal com Emília para iniciar as comemorações de 40 anos da Globo como protagonista foi exibido. Inicialmente chamado de *Novas Memórias de Emília*, o especial foi ao ar com o título *Estação Globo Infantil*

Nele, Emília passeia pela história da programação infantil da Rede Globo, incluindo encontros especiais com a primeira Emília da emissora, Dirce Migliaccio, e Xuxa Meneghel interpretando a Bruxa Keka. 

Ela também se encontraria com Angélica, mas a apresentadora estava grávida e o encontro se limitou ao vídeo. 

Sobre o encontro com Dirce Migliaccio, que interpretou a Emília na primeira adaptação do seriado na Plim Plim, Isabelle disse que adorou contracenar com ela vestida da personagem. 


E essas foram algumas curiosidades sobre a temporada de 2004 do Sítio do Picapau Amarelo! Um ano que marcou a história do programa com grandes transformações, viagens inesquecíveis e uma superprodução que encantou o público. Essa temporada não apenas inovou, mas também manteve vivo o espírito mágico e aventureiro do universo de Monteiro Lobato.

TEXTO E PESQUISA: Luís Henrique Souza (todos os direitos reservados)


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário